DICAS CULTURAIS

Manual de instruções para macho

 

por Luciano Rodrigues

Nesses dias de competição acirrada, finalmente ganhamos mais uma arma na eterna guerra da conquista. Trata-se de 100 Dicas de Marketing Sexual para Homens, do escritor Roberto Bo Goldkorn


Formado em Letras e Psicologia, Goldkorn passeia por todas as áreas que envolvem a conquista. O livro é dividido em três partes, em uma estruturação que, com toda certeza, vai agradar o sexo masculino: antes, durante e depois do sexo.

Dicas e mancadas

O “marketing” propriamente dito não se limita ao título. É impossível não se divertir com termos como “conquista do mercado”, “perfil do público-alvo” ou “pós-venda”, principalmente quando nos damos conta de que o “produto” somos nós mesmos.

Entre as muitas dicas, certamente você encontrará algumas com as quais não concorda. A número 1 já é altamente questionável. Ela aconselha a focar o público-alvo, pois, se você é um pé-rapado, não conseguirá fisgar atrizes famosas ou “capas de revista”.

Bem, dizer que você não precisa nem tentar, já que não conseguirá se dar bem com uma top model, é mais ou menos como dizer que não adianta jogar na loteria, já que você não vai ganhar mesmo. Ora, quem não arrisca não petisca, já dizia vovó.

Há, porém, uma série de dicas que podem acrescentar algum tempero ao ritual da conquista. O beijo, por exemplo, é abordado com toques que, se forem seguidos à risca, podem dar bons resultados.

Outras, a maior parte dos homens sabe, mas nunca é demais reforçar. É o caso de “aprenda a ouvir”. Alguns marmanjos acham que contar vantagem é parte fundamental do processo. Com a palavra, o autor: “saber falar é muito importante. Ter o que contar, lembrar-se de experiências, sobretudo das engraçadas [...] – mas saber ouvir é muito, muito, muito melhor”.

Terceira via

À primeira vista, o livro parece ser apenas mais uma ode ao machismo, que relega a mulher a uma posição secundária, mas é justamente o contrário.

O texto coloca a mulher em um pedestal, o sexo como objetivo máximo e todos os homens como trabalhadores esforçados que muito têm de batalhar para chegar lá – agora, com uma forcinha do autor, ou 100 forcinhas.

ara encerrar, um pequeno trecho que resume bem o livro: “Estamos hoje em uma encruzilhada. De um lado, o passado corrompido pelas religiões insanas e senhoriais que fizeram os seus estragos em relação ao sexo, colocando-o em uma posição deprimente. De outro, a liberdade sexual, que mercantilizou o sexo e o colocou à venda nos supermercados, tornando tudo banal, comercial [...]. Qual caminho tomar?

Retroceder indignado com ‘essa pouca vergonha que está aí’? Ou cair na gandaia e hastear a bandeira ‘o que importa é gozar’? Não, existe outro caminho.

Fazer do sexo o grande banquete da vida. Caso consiga isso, o difícil vai ser tirar aquele sorrisinho besta dos seus lábios”.

100 Dicas de Marketing Sexual para Homens
172 páginas
Autora:
Roberto Bo Goldkorn
Editora: Best Seller
Preço: R$ 20